Com o pacote {rb3} é possível obter a composição dos índices da B3, como o IBOVESPA, por exemplo. Vamos construir alguns gráficos donuts para avaliarmos a distribuição da composição dos índices.
R
rb3
opendata
Author
Wilson Freitas
Published
June 1, 2022
Recentemente, eu implementei no pacote {rb3} um conjunto de funções que baixam dados de índices do site da B3.
Vou mostrar aqui como utilizar a função rb3::index_weights_get, que retorna um data.frame com todas as ações que compõem um determinado índice, juntamente com os seus respectivos pesos no índice.
Vamos começar carregando os pacotes {rb3} e {tidyverse} que utilizo.
A ideia aqui é avaliar a distribuição de ativos em alguns índices, a saber: IBOV, IBXX, IBXL, SMLL e IFIX. Contudo, essa avaliação será realizada da seguinte forma: os 10 ativos com a maior participação nos índices serão selecionados e os demais ativos serão colocado em um grupo definido como Others. Assim vou fazer um gráfico de donut (uma pizza com furo no meio) apresentando a participação de cada ativo no índice. Dessa maneira será possível avaliar a concentração dos índices.
Para fazer essa seleção dos ativos e o agrupemento dos demais eu criei a função top_weight. Esta função já prepara o data.frame para a função ggdonut que constroi o gráfico de donut.
Warning: Automatic coercion from double to character was deprecated in purrr 1.0.0.
ℹ Please use an explicit call to `as.character()` within `map_chr()` instead.
ℹ The deprecated feature was likely used in the rb3 package.
Please report the issue at <https://github.com/wilsonfreitas/rb3/issues>.